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Pilates é coisa de macho

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Sabemos que ainda existe certo preconceito quanto ao assunto, mas podemos afirmar que lugar de homem é no Pilates sim!

A maior parte do público dos estúdios é feminina, mas vemos que em alguns horários eles dominam as turmas.

Vale lembrar que o criador do método foi um homem e que, graças a esses exercícios, manteve um físico invejável até o final de sua vida.

Diferente do que os desinformados acham, Pilates não é só para mulheres e nem só para idosos, Pilates é para todos.

Como já se sabe, trabalhamos concentração, postura, respiração, flexibilidade e fortalecimento dos músculos. Esse belo conjunto reduz dores, evita lesões, diminui o estresse, melhora a disposição e o bem estar.Isso, homens e mulheres precisam!!!

É super indicado para quem pratica esportes e está sendo cada vez mais incorporado ao treinamento de atletas, como lutadores de MMA e jogadores de futebol.

As aulas são montadas de acordo com as necessidades de cada aluno e existe uma infinidade de exercícios, inclusive com alto grau de dificuldade. Portanto, é bem possível o praticante sair da aula tão ou mais cansado do que quando pratica outras atividades pesadas.

Há ainda a vantagem do treino ser desafiante e nunca cair na monotonia, pois sempre surgem novidades no Pilates. O trabalho da musculatura abdominal é intenso já que ela é solicitada em todos os movimentos, mesmo quando o exercício foca braços ou pernas e até em alongamentos.

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Pilates no período gestacional

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Qual contribuição do Pilates para cada fase da gestação:

O período gestacional compreende diversas mudanças corporais . Durante a gestação o desenvolvimento do útero provoca mudanças na forma , no tamanho e na inércia materna. Essas mudanças devem ser respeitadas durante o Pilates.

É sempre importante relembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe procure por orientação médica. Se ela nunca fez Pilates antes, é interessante que procure por um profissional gabaritado que possa lhe instruir da melhor forma durante a prática dos exercícios.

É de compreensão de todos que exercícios moderados e diários geram vários benefícios para as futuras mamães, pois aliviam a ansiedade, reduzem fadigas, edemas, dores na coluna, câimbras, além de acelerar a recuperação no pós parto.

O Pilates é um dos métodos mais indicados para as grávidas, já que com os exercícios podemos proporcionar um melhor alinhamento postural, aumento no equilíbrio, flexibilidade aos músculos que tendem a encurtar mais na gravidez, fortalecimento dos músculos que serão de grande valia no parto, pré e pós parto, ganho da consciência corporal e relaxamento através da respiração.

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Mitos e verdades sobre o inverno: entenda como a estação afeta seu corpo

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Sentimos mais sono quando está frio? Por que se come mais no inverno? Mulher é mais friorenta que homem? As dores pioram? O cabelo cai mais?

Não é raro que o inverno seja associado a mudanças negativas no corpo e que os benefícios e vantagens das temperaturas mais amenas sejam esquecidos ou ignorados. Se, por um lado, é natural sentir mais fome nos dias frios, por outro, o corpo apresenta espontaneamente um maior gasto energético, o que acaba levando muitas pessoas a adotarem hábitos equivocados. Com as temperaturas mais baixas, a tendência é querer 'esquentar' o corpo com alimentos com alto teor de açúcar e gordura. Mas, é preciso cuidado porque costuma-se praticar menos exercícios físicos, e é possível que se ganhe quilos a mais na balança.

Quem também pode sofrer com o frio é a pele. O nosso corpo tem em torno de 36ºC e, quando a temperatura do lado de fora começa a cair, ele perde calor na forma de vapor d'água, ficando cada vez mais desidratado e perdendo alguns sais minerais e nutrientes importantes. A pele, então, acaba ficando fragilizada, ressecada e começam a aparecer as dermatites, que são os processos inflamatórios.

Para manter o corpo e a saúde em dia neste inverno, confira uma lista de mitos e verdades da estação:

1-Se exercitar no inverno ajuda a emagrecer?

Verdade.  É normal bater aquela preguiça só de pensar em sair da cama nos dias mais frios, mas para quem quer emagrecer, essa pode ser a época ideal para dar início ao projeto verão. Isso porque no inverno o metabolismo do corpo acelera, pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras. Para impulsionar ainda mais essa tendência do corpo a gastar calorias, vale manter a rotina de exercícios sempre em dia.

2-É comum sentir mais fome nos dias frios?

Verdade. Você certamente já se perguntou por que a gula parece vir com tudo no inverno. Pois a explicação não é apenas o fato de que ficar mais tempo em casa, debaixo das cobertas e diante da televisão desperta aquela vontade de atacar a geladeira. Durante o inverno há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente, geralmente, é menor do que a temperatura corporal. Nosso corpo trabalha mais para se aquecer, gasta mais energia, por isso precisamos de maior quantidade de nutrientes para a reposição.

E a questão não é apenas comer mais. No inverno, sentimos o impulso de consumir alimentos mais calóricos e pesados, principalmente, ricos em carboidratos, que constituem uma importante e rápida fonte de energia. Como explica a nutricionista, o sinal da fome transmitido pelo organismo é resultado da ação de fatores neuronais, endócrinos, adipocitários e intestinais.

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Fatores que irritam bons instrutores de Pilates

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FATORES QUE IRRITAM BONS INSTRUTORES DE PILATES

São situações que acontecem no dia a dia dos estúdios de Pilates e irritam os instrutores e instrutoras!

Vamos lá:

1. PESSOAS QUE DIZEM “EU NÃO CONSIGO”, MESMO ANTES DE TENTAR

Os exercícios de Pilates têm características muito peculiares.

A dificuldade dos exercícios variam incrivelmente de pessoa para pessoa.

Um instrutor consciente não irá pedir o impossível ao aluno.

Se você é aluno, concentre-se e tente realizar algumas repetições antes de desistir, ok?

2. ALUNOS FANTASMAS

Sabe aquele aluno que quase nunca aparece nas aulas?

Por melhor que seja o instrutor de Pilates, fica impossível seguir um treinamento sem que o aluno compareça às aulas.

3. OUTRO ESTÚDIO COPIAR SEU MARKETING, PALAVRA POR PALAVRA

Imagine que você ralou pra montar seu estúdio, conseguiu alguns alunos e guardou uma graninha pra investir na divulgação do seu estúdio e conseguir mais alunos.

Você bola algumas palavras e consegue idealizar uma campanha de marketing legal.

Então você anuncia no rádio/panfleto/Facebook/Site.

Passados 2 meses, outro estúdio da sua cidade copia TODA sua campanha, palavra por palavra.

Sem sombra de dúvidas, feliz você não irá ficar!

4. ALUNOS QUE SÓ COMEM PORCARIAS E ESPERAM POR MILAGRES

Alimentação é a base de tudo. Se uma pessoa não se alimenta bem, os resultados vão demorar ou mesmo nem irão aparecer.

O Pilates não é um exercício aeróbico e a queima de calorias não é seu principal objetivo.

O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado.

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7 erros que você comete ao praticar alguma atividade física e que prejudicam o corpo

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Os erros antes, durante e após a prática de atividade física são mais comuns do que se imagina. Não se alimentar adequadamente antes da atividade física e malhar com maquiagem estão na lista de erros que muitas pessoas cometem. Contudo, é preciso também ficar de olho nos maus hábitos depois da atividade física, quando os músculos estão em recuperação.

É cada vez maior o número de pessoas que querem fazer alguma atividade física, entretanto, muitos não estão preparados física e nutricionalmente, cometendo alguns erros, diminuindo a performance e oferecendo riscos à saúde.

1- Esquecer-se do relaxamento

Depois que o treino acaba é preciso fazer algum exercício mais calmo para que a frequência cardíaca e a circulação sanguínea diminuam aos poucos. A dica para relaxar o corpo antes de ir embora é fazer exercícios leves, como alongar-se. Muitas pessoas esquecem o alongamento muscular, muito importante para o relaxamento, prevenção de lesões e para manter a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.

2- Não comer

Estando mal alimentado, o atleta pode sentir fraquezas, tonturas e falta de energia, afetando não só o desempenho como também  a saúde no geral. Para garantir o bem-estar e obter os melhores resultados, é preciso se alimentar adequadamente antes e depois da atividade física. Ficar em jejum no momento em que os músculos estão se recuperando está na lista de erros. Treinar em jejum faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Por outro lado, se exercitar de estômago cheio pode levar a enjôo, náuseas e mal-estar, além de atrapalhar bastante tanto a digestão quanto a prática dos exercícios. Espere pelo menos 2h depois de comer uma refeição completa para começar o treino.

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